Tuesday, March 16, 2010

Paixão pelo Time da Rua

Futebol do Subúrbio... Coloco em letra maiúscula pela importância desse evento. OUUra... Veja bem, o cara torce pelo Ceará, Fortaleza ou Ferroviário, dificilmente torce por outro time do estado. Ou seja, se ele se mudar pra outro estado é normal que adote um time grande, como Flamengo, Cortinthians, São Paulo e outros dali debaixo. E você pode perguntar: Por que ele faria isso?! Ora bolas, porque ele quer tirar aquela onda com o amigo que torce pelo adversário derrotado. Se torço Ceará e o meu time vencer o Fortaleza - Tricolor de Aço, é claro que vou avacalhar com meu colega. Quando o cara se muda a onda acompanha ele, porém com quem ele vai tirar?! Por isso, com certeza o cara deve adotar outro time.

Mas, milhões de KM desse papo complicado de rubro-negros, alvi-negros e tricolores, existe uma paixão muito maior, a interna. Exemplo, eu jogava em um time da Lagoa Redonda, representei este clube em algumas ocasiões. Algumas gloriosas, outras nem tanto. Porém, as cores do Uniclinic estavam vivas em meu coração. E com sinceridade, o nome do time não era legal, as cores também não (roxo e amarelo), mas eu tinha um sentimento carinhoso em relação ao time da Lagoa Redonda.

Claro, meu time não era um time de subúrbio, mas tinha algumas características semelhantes.

Se jogasse no Domingo ou no Sábado pelo Uniclinic e vencesse... Meu amigo, eu lá queria saber do resultado do Ceará ou Flamengo. O que importava que eu tinha feito gol, ou uma jogada massa e que no fim das contas eu tivesse saído com um resultado positivo, como diz o jogador de futebol.

Agora, imagine para o cara que trabalha durante a semana, seja como cozinheiro, eletricista, fiscal de atena da SKY, porteiro, pedreiro, ou qualquer outra função e no fim de semana ele joga pelo seu time. Se o time dele ganha a cachaça rola solta, a cavala frita, a tilápia, o feijãozim, enfim qualquer forma de comemoração. Então, a paixão pelo Leão, vovô ou Tubarão da Barra é deixada de lado, o que importa pra ele é alegria do gol sobre o Cearazim da Mem de Sá, ou sobre o Leãozinho da Capitão Santos, e por ai vai.


obs: Próximo Texto é sobre o Clássico Rei - Cearazim da Mem de Sá e Leãozinho da Capitão Santos.

No comments: