Wednesday, September 08, 2010

Uma Crítica

Há muito tempo atrás, quando a internet ainda era um ambiente desconhecido, quando não sabíamos aonde ir o que fazer com ela, se falava do que poderia ser. E uma palavra era utilizada em universidades, escolas, ambientes de trabalho e o caramba. Era a bendita da Globalização, todos falando da integração entre as pessoas, seja de Quixelô ou de Tóquio. A comunicação entre as pessoas seria mais fácil, em tempo real, imagem e som, quem sabe até utilizando um tradutor instantâneo. Só que HOJE, NESSE EXATO MOMENTO eu posso realizar isso e não vou conseguir. Por que?! Por que?! E por que de novo?!

Hoje, temos milhares de meios de comunicação, milhares de maneiras de conhecer milhares de pessoas e no entanto estamos cada vez mais sozinhos. Não vejo uma disposição ao conhecimento do desconhecido, seja de novas pessoas em uma rede social, ou até mesmo no mundo aí fora. Custo a acreditar que existem pessoas na internet e no mundo real que realmente querem conhecer novas pessoas. Tenho facebook, twitter, orkut, blog, msn e talvez mais que desconheça no momento e continuo falando com as mesmas pessoas. Pra onde foi aquela vontade? Onde está o verdadeiro objetivo da comunidade? Claro, facilita isso e aquilo. Mas, qual é a diferença exata entre eu ler um jornal aqui e um comprado ali na banca? Na internet vou ter mais notícias? Com certeza, vou. Porém, entro no globo.com, r7.com, espn.com, oglobo.com.br, jbonline.terra.com.br... E digo com toda sinceridade: Me deixa triste. Textos sem graça, manchetes mentirosas e mal escritas, jornalistas arrogantes e o que acho pior; Todos tratando do mesmo assunto, você entra no site do Jornal O Povo e tem a mesma notícia do EGO.com.br, como pode?! Cadê a informação sobre a cidade? Sobre a localidade? Não tem nada de interessante?! Me desculpe, acho impossível.

Dia 31 de Agosto o Jornal do Brasil fez a sua última versão impressa. Aquela da banca, grande, que suja os dedos, sabe?! Poisé, ela vai acabar. Esse jornal não vai ser o último a fazer, outros farão o mesmo. E por quê?! Porque a idiotice é cada vez maior, a ignorância hoje é pré-requisito nas faculdades. Muito lindo ver um candidato dizer todo lindão, barba bem feita, gravata vermelha e paletó Calvin Klein: "Vou acabar com a aprovação automática na escola". Aquela que deixa o cara que não aprendeu nada a passar de ano, aquela que permite um cara que não sabe escrever as vogais chegar na faculdade de Odontologia e sair por aí tirando todos os dentes de um jovem brasiliense. E o mesmo político não quer que 500 alunos da 5a série do seu estado sejam reprovados, ou quer?! Eu acho que não quer.

E o que é mais interessante, é tudo normal. Então, quando vejo uma comunidade virtual e tenho a sensação de que vou interagir com amigos... Não, não, não existe interação.
Por exemplo, qual é novidade dessa notícia: "Vaticano adverte que queimar o Alcorão seria uma grave ofensa", me responda: No que estava pensando o jornalista que escreveu isso?!

Estou sim revoltado, vejo idiotice gerando idiotice de todas a maneiras. Um abraço. Meu blog continua falando da vida, do mundo, das pessoas e sei lá mais de que. Bom Dia pra você.

2 comments:

Elis Campos said...

Rodrigo

Acho que o problema está na ausência das pessoas. E isso sempre foi problema, mas se agravou mais depois que contamos com a pseudo-presença. Apesar de toda a evolução nas formas de comunicação, a presença física real não pôde ser substituída por imagens. A imagem não sustenta nada a vida inteira.

George Facundo said...

Me solidarizo con sua indignação... As pessoasa estão buscando coisas cada vez mais vagas... Não existe mais aquela velha e boa redação jornalista rica em informação e conteúdo... enfim... espero que pelo menos os livros consigam sobreviver mais um pouco...

muito massa seu texto!

abraço!