Tuesday, May 10, 2011

Um cão chamado Moça



Moça?! Cachorro?! Um cachorro como outro qualquer?! Será que ele vive pelas ruas, andando, chêrando, fazendo xixi em pneu, latindo feita besta e quando não tem nada haver, procriando, enfim, é um cachorro que faz cachorrada?! Será que não é diferente?!

Há quem diga que sim, há quem diga que não.

Ao menos, um detalhe diferencia 'Moça' dos outros cachorros. Sua imponência. Quando ele chega, os outros cachorros dão passagem. Quando ele aparece, as cadelas ficam no cio. Quando ele entra, não parece apenas um cachorro.

"Moça, o cachorro, Não perdoa!". Tem pichado por todo o bairro da Messejana. Normalmente, usa-se a cor rosa. Cor rosa?! Como?! Que lugar é esse?! Por que a cor rosa?!?!

O pulguento está sempre com um pano rosa amarrado no pescoço. Mas, não é bem um pano. Aquele pedaço de tecido faz parte dele como suas patas, como seu pêlo, como seu focinho... É natural. A prova disso é que o pano não é sujo ou mal cortado. Muito pelo contrário, é bem cortado e limpo. Diria, estiliscamente usado. Só que... Ninguém tem coragem de chegar perto pra ver. A verdade é: O pano é tão bem encaixado, que a população do bairro chama de lenço. Ou seja, "Olha o lenço do Moça!". Qualquer criança messejanense grita isso quando ele aparece. E esse grito virou expressão popular. Quando se escuta isso, é sinal de pêia, briga, cachorrada e chafurdo.

Quem é de outro bairro e quem desconhece a história do cão, não entende quando alguém chama: "Moça! Mooça... Aqui Moçinha!". Isso já deu briga lá em Messejana. Certa vez, no Pébar ou Bar do Péba (depende do dia), um homem de 40 ou 45 anos escutou o 'véi' Salomão do Posto chamando pelo cachorro e disse: "- Vá se acalmar, meu senhor". Na cabeça infame do estrangeiro, Seu Salomão estava atrás de mulher. Então, o dono de posto mandou: "- Vá se lascar, seu fela da puta!".

Bem, Moça usa lenço rosa e separa briga de cachorro de todo tamanho, pequeno, médio, maguim, pitbull, pastor alemão... Ouvi dizer que até de Galo e Ganso ele já separou. E veja bem, ele é pequeno (veja a imagem acima). E todo mundo sabe que da BR116 até o fim da Estrada do Fio, quem manda é o Moça.

É um cachorro valente e simpatico, mas não quer proximidade com ninguém. Por isso, não se sabe quem troca os lenços, nem quem é o dono, nem onde ele dorme, nem o que come... Nada. É um completo desconhecido. Melhor vê-lo em ação, são cenas emociantes. Valentia, justiça, amor pelas crianças, tudo em um cachorrinho caceteiro demais. Sempre inspirante.

E tem gente que não vê nada disso... Como já dizia Zeumo, O 'Ironman' da Messejana: "Cada um é cada um, né não Rudrigo?". E eu do alto da minha humildade sempre respondi: "Tem toda razão Doutor Zeumo!".

Entenda o que significa caceteiro: sm (cacete+eiro) 1 Aquele que costuma trazer cacete. 2 Desordeiro, valentão. 3 Indivíduo importuno ou amolante.

music non stop: augustus pablo - east of the river nile

No comments: