Friday, November 17, 2006

Homenagem

*Estamos de Luto por Hoje

Aproximadamente há 79 anos nascia um grande jogador de futebol, um dos maiores nomes deste esporte. Suas características não eram bem de um jogador de futebol, muitos diziam que ele parecia mais com um garçom do que um jogador de futebol. Bem, estou falando do baixo, gordo, canhoto, cabelos na brilhantina e penteados para trás, com um chute fortíssimo e uma determinação incrível.

Estou falando de Ferenc Puskas, um dos grandes nomes do futebol húngaro. Você que lê, pode se perguntar quem foi este jogador tão fora dos padrões de jogadores de futebol, ainda mais húngaro. A Hungria no começo dos anos cinqüenta era forte seleção de futebol, seu time era determinado, tinha força e tudo que podia se querer numa equipe de futebol.

Começou jogando na equipe de sua cidade aos 16 anos, e em 2 anos já estava na seleção húngara, conquistando a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1952, disputada em Helsinque – Finlândia e sendo vice-campeão do mundo de 1954 realizada na Suíça.

Ao longo de sua carreira marcou 1176 gols em 1300 partidas.

Puskas jogou na seleção de seu país, e devido a revolução na Hungria, ele recebeu a proposta de ir jogou no Real Madrid, ao lado de outros craques como Di Stefano, também do francês Kopa e do espanhol Gento. Puskas jogando em Madrid foi naturalizado espanhol, e assim atuando na seleção espanhola na Copa de 1962 no Chile.
Jogou até os 40 anos de idade, depois atuando como técnico nos (times) gregos Panathinaikos e AEK Atenas, no Colo-Colo do Chile e treinando também a seleção do Paraguai.

Acho que é tudo que tenho para falar sobre esse ícone do futebol. É uma pequena homenagem que faço a este jogador exemplar. Obrigado.

No comments: