Sunday, June 17, 2007

Conhecer.


-Eu não conheço ela, ela que me conhece.

- Sério?!?!?!?!?!?! Não Acredito!!!!!


Como sempre corremos para consultar nosso pai (pai dos burros), tentando saber o significado das palavras. Esta que é o pilar do meu texto é usada a toda instante, pessoas dizem a todo o momento que conhecem as outras que tem uma ligação com o conhecido, usam qualquer sinônimo relativo a este tipo de ação, o de conhecer o outro.

Então o que significa, segundo Luiz Antonio Sacconi (Minidicionátio Sacconi), a palavra Conhecer; Saber perfeitamente, no primeiro significado já torna estranho dizer que se conhece outra pessoa, talvez por isso exista o “conheço de vista”, já o segundo significado é de melhor uso, refere-se a reconhecer, distinguir; esse segundo é simples, você dizendo que conhece o outro você saber diferenciar ele/a de um desconhecido. Nas próximas definições complica a situação, já que uma diz ter relações sexuais com; não é bem por ai, pois conheço meus pais muito bem, moro com eles e não tenho relações sexuais com eles, isso se chama incesto... se bem algumas pessoas gostam, mas eu não. Vale dizer em relação a este significado, que algumas pessoas têm relações sexuais com outras e no dia seguinte não conseguem distinguir os parceiros de animais domésticos. O ser humano é um bicho estranho.

Sempre aperto nesta mesma tecla, as palavras tem significado, mas muitas vezes estas definições são transformadas, distorcidas, qualquer mau uso da palavra. Lembrando que estes sinônimos dados neste texto, são de um dicionário, imagine se formos realizar uma pesquisa mais aprofundada, como ir às raízes deste significado. Vai complicar bastante, até por que o ser humano é um bicho estranho.

Escrevo mais, não fiz questão nenhuma de fazer uma pesquisa externa, como perguntar aos meus semelhantes que acham da palavra conhecer, em que situações utilizam, se o significado da palavra é o que ele utiliza. Seria mais interessante essa pequena pesquisa.

Conselho? Cuidado quando for dizer que conhece alguém, porque o ser humano tem aquela qualidade e pode atribuir um dos quatro significados dados aqui, ou quem sabe, um bem pior ou melhor, depende do ponto de vista. (Lembre-se que era pra cobrar dizendo isso.)

3 comments:

Renata said...

E no fim das coisas, é tudo um grande "talvez" :P

Anonymous said...

Concordo plenamente em o ser humano ser um bicho estranho.. mas mais estranho é tentar defini-lo, e consequentemente, entende-lo!

A palavra é o meio(eu sei.. nem sempre!). única para quem usa.naquele determinado momento.
bem como para quem a absorve. Visto depender, tudo, de um contexto. E casa ser humano-bicho estranho, tem o seu.

Isso é que dá graça à vida!

.*

PS: Viajei?! Oo
IAUHIAUHAIUHAIUHAUI

rya said...
This comment has been removed by the author.