Monday, July 16, 2007

Festival Pop de Pequim.




"Beijing Pop Festival line-up confirmed."

Dia 9 de Setembro de 2007 acontecerá um evento muito interessante. É uma pena não ser aqui, mas se fosse aqui (Fortaleza – CE - Brasil), não seria tão interessante. O evento de qual estou falando é o Beijing Pop Festival, ou melhor Festival Pop de Pequim, capital da Republica Popular da China... Ahhh por isso o festival vem acompanhado do Pop, se a Republica é popular, por que então o festival não seria? Mas sabemos que não é bem por ai, temos o conhecimento de que esse Pop se refere ao mesmo Pop falado aqui no Brasil, na Rússia, na América... Opa! Se o pop do festival chinês tem o mesmo significado que o pop do resto do mundo, isso significa Globalização, Certo? O mundo todo sendo uma grande aldeia, onde há uma cultura mundial, onde podemos achar semelhanças na cultura pop daqui como no mais novo integrante da aldeia, a China.

Lógico que a China já vem pisando no solo desta aldeia, e podemos dizer que cada vez mais se sente à vontade nela. E o Festival é mais um passo na caminhada dentro desta aldeia, onde a caminhada chinesa ainda é curta, porém os passos ficam cada vez mais bonitos de serem vistos. Quem puder ter acesso ao especial da revista Veja sobre os novos habitantes dessa aldeia, terá conhecimento de como esses passos estão sendo dados. E o motivo desse especial é todo baseado em cima do megaevento que acontecerá lá, onde serão realizadas as Olimpíadas de 2008, tendo como sede a cidade Pequim.

[Voltando ao Festival.] O Pop se refere a qualquer ramificação da música popular americana, ou seja, é a música feita para a grande massa, feita para ser facilmente compreendida, tempo curto, normalmente uma bela imagem transmite o som da musica pop. A música pop surgiu nas décadas de 30 e 40, quando o Blues e a Country Music fundiram-se no Rock and Roll. Mais tarde foram surgindo os verdadeiros artistas pops, que eram Frank Sinatra, Dean Martin, Peggy Lee, e principalmente Fats Domino e Elvis Presley, esses surgindo na década de 50. Chegando aos anos 60 surgem os sucessos, como Burt Bacharach, aretha Franklin, Ray Charles, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Bob Dylan, e quem sabe a primeira boy band; The Beatles. Se pegarmos todos esses artistas, veremos diferentes sons, derivados de diversos outros, o que resulta na variedade musical. Na década de 70 surgem os artistas influenciados pelo Disco, surgindo Bee Gees, Elton John, ABBA e diversos outros.

Essa década de 80 merece ser destacada, não por sua importancia, até porque sempre dizem que nos anos 80 surgiram as piores já feitas, eu discordo disso com força total. Adoro a musica oitentista, nasci no meio dessa década, o que significa um contato muito breve com a musica dessa época, mas depois de grande vi o quanto essa década foi “pancada”. Olha só... pra começar; Michael Jackson, tendo o álbum Thriller, o mais vendido de todos tempos (esse disco é muito bom, muito foda), com 104,5 milhões de copias vendidas. Por isso que Michael é considerado o “Rei do Pop”. E a considerada “Rainha do Pop” é a admirável Madonna, com os álbuns Like a Virgin, True Blue e Like a Prayer. Uma década onde surgem duas figuras como essas, não pode ter sido ruim. Sem mencionar os outros como Prince, Cyndi Lauper, Whitney Houston, Phil Collins, ABBA, The Police e diversos outros.

Os década de 90 e de 2000, foram marcadas pelas boy bands e girls groups, Take That, Spice Girls, Westlife, esses três sendo apresentados pelos inventores do futebol. Os americanos vieram com força total, Backstreet Boys, Hanson, N’Sync, e as cantoras Britney Spears, Cristina Aguilera, Jéssica Simpson e o caramba mais.

Mas você que quer argumentar contra pode dizer: “O headline do festival é o Nine Inch Nails, Marky Ramone, New York Dolls...”. Que interessante todos americanos. E ainda mais o Nine Inch Nails indo apresentar seu novo álbum Year Zero que tem toda uma historia de conspiração. [Próxima Postagem abordará este assunto].

Ainda mais considerando os patrocinadores do festival, que tem o apoio da Máster Card, RR Donnely, Dior e outros. É como falei ou escrevi, é mais um passo dado por esta nação, que é lindo de ser visto.

**Quem quiser visitar o site do festival, este é o endereço:http://www.beijingpopfestival.com/

***Feito e postado ao som de... Klaxons, Unkle, Radiohead, Nine Inch Nails, Saul Williams, Goose e Silverchair.

[****] Uma correção; No cartaz do festival há um o seguinte símbolo, PE /1987 - 2007/ 20 anos, que é o símbolo da banda de hip hop Public Enemy, conhecida pelas criticas politicas e a mídia americana. Natural de Long Island, New York. {mais informações proxima postagem}.

No comments: