Friday, September 29, 2006

De que podemos nomear?

Disseram à criança que mal sabia andar:
- Sua vida vai ser maravilhosa, tudo vai ser lindo, ce vai ver só!
A criança foi crescendo, sempre com este pensamento na cabeça. O pensamento de que a vida seria boa com ela, que tudo ia ser realizado e perfeito. Chegando aos dez anos de idade, a criança praticando esportes, estudando aquele conteúdo, que é simples, apenas estudar e fazer o exercício que se aprende. Lógico que todos passamos por isso, de estudar e não querer estudar, de achar chato o estudo, de simplesmente não querer.
É de se concordar que quando somos criança, não sabemos o que é importante para nós. Só queremos brincar a aproveitar aquele pensamento de que tudo é maravilhoso, é que na verdade não temos noção disso, é algo que está no nosso inconsciente e continuamos a praticá-lo.
Sem saber de nada, vivemos maravilhosamente, e depois de um tempo longe começamos a descobrir o significado de expressões como: “passaram a mão na cabeça dele”. E então após descobrirmos esses significados, podemos ver o quanto enfeitaram nosso caminho, o quanto nossos familiares aliviaram a nossa realidade. Nosso caminho foi enfeitado com as melhores imagens que podíamos ter, foi recheado com os sentimentos mais verdadeiros, com toda dedicação das pessoas próximas de nós.
Poderíamos encarar essa mão em nossa cabeça como algo ruim, algo que nos tornou fraco para lidar com esta longa caminhada. Sim pode ser verdade, mas podemos ver pelo o outro lado da moeda, que é o de entender esse esforço, entender ele como preparação para a vida, como uma prévia, pois brincar com vida não é algo aconselhável.
Afinal, qual é o significado de viver? Será que é apenas lidar com a vida? A vida é muito mais do que uma simples resposta, a vida não é algo vago, é bem mais do que isso. A vida pode ser belíssima não só pelo fato de ter acontecimentos bons. Ela pode ser classifica assim, pelo que aconteceu ao longo dela. Pois todas as aventuras, todas as experiências, todas as descobertas, todos os acertos, e principalmente tudo que nos fez engrandecer, que podemos chamar simplesmente de erros, torna nossa vida mais interessante. Estes (erros) nos fazem sem sombra de dúvida engrandecer, ainda mais quando reconhecemos tais, pois trazem nossa afirmação de pessoa, nos torna forte para lidar com esta vida que foi tão... Tão... Tão...
Espero que cada um tenha seu significado para ela.

3 comments:

Elis Campos said...

Post maravilhoso.A vida, em sua beleza, se constitui de vitórias e quedas: nossas "ilusões" também fizeram parte da caminhada e do processo de amadurecimento.Muito bacana, Rodrigo!

Grande abraço

Elis :-)

Anonymous said...

amei o post rodrigo!
lindo, lindo texto.
cê filosofou legal aí. ;)
:*

Heloísa Pinheiro said...

"Afinal, qual é o significado de viver?"

um conquista diária. caso contrário.mera existência.
o sonho e a queda podem ter gosto de pêssego. bem como o pulo pode ter um mero gosto de sal.
é.. depende do referêncial..

Do mais.. Simplicidade cativante!
.*