Thursday, August 04, 2011

O Tário

"Hoje, este grande brasileiro estaria completando quarenta e cincos anos de vida. Tário dos Santos Martins... Que saúde teve, não? (Falar com convicção) Quem aqui pode negar o sucesso de sua saúde? (Grito e bato no palenque) NINGUÉM! Este homem foi um verdadeiro herói brasileiro, senão "O" grande herói desta nação. (Falar de cabeça erguida, respeitar sua origem) Nasceu na capital do estado do Ceará, na grandiosa Fortaleza. Como todo cearense, nasceu embaixo daquele sol imperdoável do semi-árido. Quando criança cooperou com a economia de água na época do "Grande Crescimento" do país. Depois de maior, crescia resguardado em casa, estudando e ampliando seu conhecimento. Caminhava léguas e léguas atrás de água ou de livros... (Aumento a voz) Que herói, não? (Aqui levanto a cabeça, olho para os presentes e cresço a voz) Criança, de pouca idade, tão consciente da colaboração... Quem dera todo brasileiro tivesse seu espírito, seu brilho e sua coragem. (Ser convicto) Vamo BRASIL, crescer! Cresceu como todo bom brasileiro, no colégio lia antes de ser alfabetizado. Lia o que colocava em sua frente, de trás para frente, lia sem miséria. Com fome de leitura, aprendia a conservar os valores da família brasileira e o seu papel de filho agradecido desta nação. Sempre sendo o primeiro nos estudos, este bom brasileiro, repetia o mesmo sucesso nos esportes. Futebol, lutas e esportes alternativos foram seus exercícios ao longo desta curta, porém brilhante vida. Ahhh... Quantos filhos nossos terão de morrer nesta guerra?"

- ô Presidente, será que não tá muito exagerado?! Ele nunca caminhou, só comia doce... Até na carne este fela da p*** botava... E outra?! Que guerra presidente?! QQUE GUERRA?!?!
- É... Talvez esteja mesmo... Oura, que guerra?! A guerra do dia a dia, homem. Porém, isto não vem ao caso. Quero escrever neste meu discurso para a nação, uma... uma... Algo como um individuo qualquer seja o melhor... Tende? Quero fazer uma... Como digo?!
- Uma imagem?
- Isso, muito bem! Seus dias serão melhores. Vamo BRASIL! Uma imagem de "um brasileiro, senão "O"...", Tende?!?!
- Sim, claro.
- Quero fazer a biografia deste homem, o título será "O Tário: O brasileiro que queremos".

No comments: