Sunday, August 26, 2007

Língua Portuguesa: Assim ou Assado, acaba sendo melhor sem Molho Inglês.



"- Fácil? É com acento ou sem acento?
- É cadeira e não assento.
- E tio do não?
- Ele disse que ia trazer sim."


Hoje dia 26 de agosto, exatamente treze dias depois da última postagem, não exatamente é claro, mas por volta de treze dias depois venho dando pitaco em algo que não domino... E depois do que aconteceu/acontecerá é que não vou dominar mesmo. É fácil acertar o que não domino a velha Língua Portuguesa, esta que é tão rica, com um vocabulário tão extenso, tão repleto de sinônimos e antônimos, mas isso não significa que seja uma língua fácil de aprender, pelo contrario, é uma língua verdadeiramente escrota = chata = difícil = fresca = linda.

Como assim? Se acompanhar a sua leitura verá que há uma contradiçãozinha ai em cima. Como algo pode ser belo e difícil? É justamente o que a faz ser bela. Entretanto não é o fato de ser bela ou não que vim escrevendo estas humildes palavras. O objetivo deste texto é o fato da Língua Portuguesa estar em processo de transformação, devido ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que busca unificar o registro escrito dos oito paises que falam esta língua, em outras palavras é um bando de pessoas que tentam tornar o português mais uniforme, de maneira que uma pessoa possa ler um artigo, um documento, um livro teórico (acho que contos, romances, poemas, não entram nessa lista), tanto aqui no Brasil como São Tomé e Príncipe ou Timor Leste ou Portugal e entenda do mesmo jeito.

É um ato interessante, seria ótimo você ler um artigo de professor universitário português e entender como um artigo escrito aqui na UFC, mas isso é ousado, porque é uma atitude muito complicada, já que em cada país há as crenças, as culturas, as formações, as origens, enfim é uma serie de fatores que influenciam na maneira de escrever, e essa atitude as desrespeita.

Admito que não sei exatamente como são as mudanças, mas essas mudanças deviam ser debatidas em todas as universidades, quem sabe alguma opinião possa atravessar as fronteiras e chegar a um consenso.

Voltando a minha situação em relação à língua... Ficará mais difícil ainda, já que não vou saber quais mudanças acontecerão. Será que vão tirar os acentos agudos? Vai ser complicado.



*O título é apenas um problema de comunicação. Espero que seja resolvido.
**Fotografia: Quando fui bater a foto do Camelo pedi pra ele fazer cara de rockstar.
***Escrito e postado ao som de The Informatio e Odelay do Beck.
****Serviço; Plantão Gramatical é mantido pela Prefeitura de Fortaleza, que tira dúvidas de inglês e português. 3225 - 19 79

1 comment:

Julis said...

Bem, pela minha primeira visita aqui, notei logo de cara que vc escreve muito bem.
Sou chata com a língua portuguesa tbm, não escrevo maravilhosamente bem, mas procuro escrever no mínimo... Certo. Afinal de contas, dizem que a internet emburrece, e eu não quero sofrer disso, rsrsrsrs