Wednesday, August 01, 2007

O que Prometi; Primeira Parte



Year Zero - NIN


Desde a postagem sobre o Festival Pop de Pequim prometi que falaria mais sobre o álbum Year Zero do NIN, pois bem, chegou o momento de maiores informações sobre tal obra. Lembrando que o que me levou a fazer o texto sobre o Festival de Pequim, foi justamente o fato da banda norte-americana Nine Inch Nails – NIN ir tocar no festival fazendo a divulgação deste álbum incrível.

Como é de praxe, devo nessas primeiras linhas falar um pouco sobre o que é Nine Inch Nails, seguindo meus conceitos não irei começar falando sobre o que significa o nome de tal banda. Levando em conta que nem mesmo o dono diz o que significa. O Dono? Como assim o dono? É o empresário que nem as bandas de forró? Não, mas existe um dono, que se chama Trent Reznor, ele é o fundador da banda e a principal força criativa do NIN, a banda foi formada na cidade de Cleveland, Ohio, EUA. Como o homem é o fundador, faz todas as músicas, quando digo todas são todas mesmo, sem exceção, e sendo um multi-instrumentalista, é o único membro fixo da banda. [Claro]. Ao todo o NIN tem 24 matérias lançados (entre DVD, CD, VHS e o caramba), mas desses lançamentos apenas 6 lançamentos de originais. Todo e qualquer lançamento feito pelo NIN é chamado de halo... se me perguntares o por que, não saberei responder.

No terceiro paragrafo chego ao assunto mais importante, que é o ultimo lançamento, ou melhor dizendo, o ultimo halo da banda de Cleveland. O halo_24 é o álbum Year Zero, tão falado no meio musical, não só por ser mais um álbum do NIN, mas sim pela rapidez de criação de With Teeth ou halo_19, para o novo CD. Normalmente quando essa velocidade de criação aparece, é sinal de que esse novo trabalho pode não ser algo tão criativo assim, já que o tempo de criação desse novo trabalho foi entre os shows da turnê mundial do halo_19, inclusive Brasil [Eu fui!]. Porém não foi o que aconteceu, talvez com a declaração de que encontrava-se em estúdio e que durante a turnê foram feitas diversas musicas, não se esperava um CD como este, em outras palavras, fora de série.

Year Zero é o nome deste CD, mas como explicar a contextualização das musicas contidas nele? Afinal as musicas que formam este album são peças em um grande quebra-cabeça, que é o mundo do Year Zero. Traduzindo year zero é ano zero, ou seja, o recomeço de tudo, onde tudo que existia veio ao chão e agora é hora de se levantar e construir o que virá. E o que virá? Nem o criador sabe. Tudo que aconteceu, que no caso da obra acontecerá, começando a partir dos anos seguintes até 2022, uma serie de conspirações e atos insanos, como é o caso 105º. Pelotão do Exercito Americano, que decide sair matando compatriotas que não são a favor do que vem acontecendo no país. E com todas essas transformações, tudo vai mudando e as pessoas não conseguem perceber o que está acontecendo, ficam sendo enganadas pela propaganda americana e quando a verdade... a verdade é difícil de ser encontrada, mas para isso basta ler as entre-linhas, ver as semelhanças encontradas nos fatos e acontecimentos envolvendo o governo. E no meio desse turbilhão, que pode ser derrubado através da arte e da vontade de por a boca no trombone, vai se criando as forças de resistências que lutam contra o que está acontecendo.

Nesse período caótico até a chegada do ano zero, é criado um mundo de acontecimentos, como blogs de pessoas que enlouqueceram durante esse período e hoje decidem apenas matar por matar, de chats entre artistas que fazem da arte um meio de jogar pedra no sistema, de policiais que no meio de uma confusão acabou matando inocente e não sabe falar se era inocente ou não, enfim a obra fala do caos que vivido no EUA.

Então devido as conspirações vividas nesse período, há sempre uma visão interessante; que é a de comparar o que aconteceu na historia do Year Zero com a situação chinesa, que vive debaixo de um sistema... Sabemos a situação chinesa. Volto a terminar uma postagem como a mesma linha de pensamento: é interessante ver os passos dados por esta nação que adentra cada vez mais nessa aldeia mundial.

*A imagem utilizada nesta postagem é a capa do CD.


**Deixo claro: Neste texto sobre o Year Zero fui extremamente superficial, então se deseja saber bem mais sobre a obra, recomendo o site http://www.ninwiki.com/, lá você encontrará todas informações sobre o álbum e se quiser sobre a banda.


***Como sempre a trilha sonora: Year Zero - Nine Inch Nals, ou seja, escutei o assunto.
****A Segunda Parte ficará por conta dos Public Enemy.

1 comment:

momento suspenso said...

soh pra dizer...
ainda passo por aqui

o/