Monday, March 26, 2007

33o. Postagem. Alguma coincidência?

Universidade é o nome da Inspiração.

Ao longo de meus 7 semestre dentro de faculdade percebi;

Que nos estudantes, como sempre, estudamos conteúdos, situações, fazemos provas, testes, seminários... Somos avaliados de todas as formas, desde a maneira de se vestir até o pingo que faltou na letra I, e vários desses conteúdos não serão usados na vida profissional. Será? É complicado dizer. Mas a verdade é que existe muita gente que trabalha na minha área ou em qualquer outra área, que ganha um absurdo de dinheiro e não sabe de PN. Então o que fazer? Continuar estudando e tapar meus olhos para isso? Ahh claro... Devo fazer uma revolução, como se isso fosse realmente influenciar e conseguisse mudar toda esta situação.

O que fazer então? Estou no curso errado? Já errei uma vez. Será a segunda? Não, muito difícil. Adoro o que estou “estudando”. Agora tenho a certeza de que o que estudo não é bem aquilo que será. Seria ridículo se chegasse e dissesse que estou pronto para a profissão, e etc... Isso não existe. Até porque a vida é um momento, e nunca estamos preparados pra viver aquele momento, por isso dizemos sempre: “Queria ter feito aquilo... Ou isto... Se tivesse feito aquilo como seria diferente...”. Tudo é vivido de primeira vez e não há segunda vez para o agora. O que isso quer dizer? Que é fácil dizer que se tivesse duas vidas essa serviria de ensaio. Que frase obvia, me desculpe. Sei que devo estudar e que o estudo deveria ser algo inovador a cada dia, não algo que vem sendo feito a 1 semana, 2 anos ou 10 anos, pois temos professores assim, que não inovam, só repetem.

E vale lembrar que esses professores não vivem o que vivemos. E ai? Complica a situação? Sem duvida. Não consigo aceitar um professor dizer que entende o mundo que vivo. É inaceitável.

Imagine a seguinte situação: Quem você considera que tem mais conhecimento na sua família? Seu pai? Seu avo? Sua mãe? Seu tio? Não importa é alguém mais velho que você. Então porque essa pessoa sempre pede sua ajuda para criar um e-mail? Um simples e-mail. Não é do tempo dela? Por que não? Ela morreu? O que aconteceu? Ela não consegue fazer algo que faço de costas para o computador. Posso estar sendo radical, mas isso reflete muito nas outras diversas situações. Ter mais tempo de vida é uma coisa, agora conhecer o caminho que passo todo dia é totalmente outra.

Então daí tiro uma simples pergunta: Porque a conversa, a aliteração entre as pessoas não existe mais? Por que devo achar que um cara que tem Doutorado ou Sei Lá o Que pode me tirar da profissão que tanto desejo? Difícil. Acho que a filosofia pratica deve entrar em ação. (Escreverei sobre Filosofia Pratica no próximo post)

O fato que deve entrar muito em conta é; que somos obrigados a decidir a profissão de nossa vida cedo demais. Com 16, 17, 18 anos somos obrigados a fazer uma prova mentirosa que me dirá se sou capaz de sobreviver. Pois no fundo da questão é esse o significado dessa prova.

Volto à pergunta; Estou no caminho certo ou caminho errado? Sinceramente, não sei qual resposta desejo mais.
*33 é um número interessante.

4 comments:

Anonymous said...

Maravilhoso..
como tds os teus textos..
parece q tu entrou na minha cabeça e viu td q eu penso..
Exatamente isso

Anonymous said...

Pôoooxa... =/

Sei nem o que te dizer... só não generaliza. ;)

=**

Diego Maia said...

E aih brother!!!
Nem sabia q tu tinha um blog... vou ficar ligado agora!!
xxta

Diego Maia said...

cara, li seu texto agora... achei fudido demais...
Conheço muita gente q tah passando por isso tb.
Boa sorte aih pra tudo, eh soh oq dah pra falar agora hehee