Friday, May 25, 2007

Ventríloquo e o Respeito


Estava em casa assistindo a TV quando escuto um barulho de explosão, um barulho forte, como se fosse aquele último estouro do Rojão (o mais forte), logo em seguida falta energia. Como meu vocabulário não é muito limpo soltei aquele “PQP”. Fico decepcionado, todo mundo fica quando falta energia, você fica entediado com uma vela acessa esperando a energia voltar e na maioria das vezes demora a voltar.

Nessa espera você fica imaginando as possibilidades da falta de energia, se foi algum acidente, se foi um transformador que explodiu, se foi um acidente na estação de energia, se foi a Via Campesina que invadiu lá... É os dias de hoje estão complicados companheiro. Com tantas possibilidades você acaba ficando puto, este é o termo ideal.

O que vou fazer então? Vou ligar para a Campânia Elétrica do Estado e perguntar o que houve. Ligo e como toda empresa grande que usa o sistema eletrônico, aquele que diz assim: Se quer fazer uma reclamação aperte 1, se quer falar com um atendente (humano) aperte 2, se deseja verificar o preço da tarifa publica de iluminação aperte 3, se quiser continuar sendo feito de besta aperte o 4 e esta gravação continuará. Lógico que o número 4 não existe foi fruto da minha imaginação. Então aperto 2 para falar com um telefonista, depois de aperto vem uma musiquinha simples e rapidamente estou falando com o ser humano.

Assim que a atendente fala:
- Boa Noite. Atendimento.
Respondo o “boa noite” e descrevo minha situação.
- Boa Noite. Eu gostaria de fazer uma reclamação. Aqui na minha rua está faltando energia, queria saber qual o motivo e se vocês já têm conhecimento dessa falta. – neste momento me sinto um pouco mais cidadão, afinal estou servindo a comunidade. Quando estou pensando nisso a atendente fala.
- Claro Senhor, não somos burros! – isso me assusta afinal apenas perguntei sobre o acontecido e digo.
- Ok! Que bom então. E você sabe a previsão do tempo para solução do problema?
- Não sei não... O senhor, por favor, fique calmo, se não o senhor vai ouvir poucas e boas, Entendeu? Agora me de seu nome e seu endereço.
Fico sem ação depois dessa agressão, afinal estou pagando minha energia.
- Rodrigo Colares, Rua Guarujá 654.
- Obrigada Senhor, saiba que o senhor é um estúpido.
- Ei... Não vou tolerar este tipo de agressão, ainda mais levando em conta que meu tio é ventríloquo.
- E o que isso tem haver senhor?
- Nada minha filha... Só quero que me trate com respeito.


“O desrespeito é tão grande nos dias de hoje.”
Desafio da revista Piauí do mês de março.
PS: Alguém pode me emprestar R$ 7, 90? Assim posso comprar a revista e participar do desafio do próximo mês.
Foto: O ventríloquo americano Edgar Bergen e seu fantoche Charlie McCarthy.

1 comment:

momento suspenso said...

eu sempre penso q um poste caiu!
eh..
tipo um carro bateu e um poste caiu.
sei la..
eh sempre a primeira coisa q aparece na minha cabeça.


e qnto a ligação..
issoeh um fato real ou fictício?!
oO

bom..
o q importa eh q por mais
q os atendendentes nao falem
eh isso mesmo q eles pensam.

=~~


triste de nós.